Skip to content

Aplicativo Uber – Como Baixar e Configurar Corretamente

O aplicativo Uber é responsável por conectar motoristas e passageiros, de forma que você efetue suas viagens por um valor muito mais baixo, se comparado com o táxi.

Mas você sabe como funciona o aplicativo Uber? Já sabe como configurar e baixar o aplicativo corretamente Existem duas versões do aplicativo Uber: uma para motorista e outra para passageiros.

Descubra neste artigo como funciona e como fazer a configuração de cada uma destas versões.

O que é Uber?

Algumas pessoas que estão buscando soluções de transportes com um preço mais em conta sempre se deparam com uma empresa chamada Uber, dentre outras como Cabify, 99POP e etc.

Mas a Uber na verdade é um serviço bem similar ao tipo de mão de obra dos taxistas, porém com uma proposta mais confortável e moderna, através de um computador ou celular, veja como pedir Uber pelo PC.

Como funciona o Aplicativo Uber

O funcionamento do aplicativo Uber não é igual para passageiros e motoristas. Entenda como funciona o aplicativo Uber para cada tipo de usuário:

App Uber para passageiros:

  • O primeiro passo é baixar o aplicativo;
  • Com o aplicativo instalado, serão solicitadas algumas informações básicas;
  • Depois é só realizar o pedido de corrida. Você indicará o local onde está (o GPS pode localizar você) e o local de destino. No mesmo momento você já fica sabendo o valor que será cobrado;
  • Você poderá efetuar o pagamento da corrida com o cartão de crédito cadastrado ou em dinheiro;
  • Ao final da corrida você irá avaliar o motorista;

App Uber para motoristas:

  • Para trabalhar desta forma é necessário que você tenha a especificação EAR em sua carteira de motorista;
  • Você irá efetuar o cadastro como motorista diretamente pelo site da Uber e enviará toda a documentação solicitada;
  • A empresa vai avaliar o seu cadastro e se for aprovado, eles vão te avisar;
  • Agora é só baixar o aplicativo específico para motorista;
  • Ao ligar o aplicativo, você será direcionado até os passageiros que estão solicitando corrida próximo de você.
Aplicativo Uber
Conheça todas as informações sobre o Aplicativo Uber. / Foto: Reprodução

Baixar Aplicativo Uber (passageiro e motorista)

Baixar o aplicativo Uber é muito simples, não importa se você é passageiro ou motorista.

O processo é praticamente o mesmo, independente da sua categoria de usuário. O que vai mudar é na hora de configurar e utilizar o aplicativo.

O primeiro passo é acessar a loja de aplicativo para o sistema de celular que você está utilizando. Supondo que seu Smartphone esteja com o sistema Android instalado, você irá até o Google Play e colocará na pesquisa o termo “Uber”.

Você encontrará duas opções: Uber, caso queira utilizar o aplicativo como um passageiro ou Uber Driver, que é a versão para motoristas.

Escolhida a versão correta, clique em instalar e aguarde.

Feito! Você está pronto para utilizar o Uber.

Como usar o aplicativo Uber para passageiro

Depois que você instalou o aplicativo Uber para passageiros, conforme descrito na etapa anterior, você deverá abrir o aplicativo.

Na primeira vez que você fizer isso, será solicitada informações de cadastro, onde você receberá um código pelo seu próprio smartphone e ainda deverá criar um login e senha, para futuros acessos.

É importante a criação da senha para que você possa também acessar o Uber pelo site, onde terá informações detalhadas sobre todas as suas corridas.

Também será necessário definir a forma de pagamento. Caso seja em dinheiro, você sempre efetuará o pagamento para o próprio motorista, ao final da corrida.

Você pode ainda preencher as informações de seu cartão de crédito, para que o pagamento seja debitado automaticamente na sua fatura.

Depois de preenchido os cadastros iniciais, o GPS irá fazer a localização do usuário e iniciará a busca por motoristas próximos a você.

Digite o local de destino e no mesmo instante você saberá o valor da sua corrida.

Como usar o Aplicativo Uber para motorista

Para começar a usar o aplicativo Uber para motorista, você primeiro precisará efetuar o cadastro de sua conta através do site http://partners.uber.com.

Este passo é necessário para você enviar os documentos necessários e para que a Uber verifique se você cumpre os requisitos básicos, como carteira de motorista com observação EAR, carro com ano de fabricação mínimo, idade, antecedentes criminais, entre outros.

Com o aplicativo baixado, instalado e seu cadastro aprovado, vamos aprender a usar o aplicativo Uber para motorista:

Ao ligar o aplicativo, você irá perceber na parte superior da tela que a opção “offline” está ativada. Para começar a trabalhar, mude ela para “online”.

Quando surgir um passageiro próximo a você, vai aparecer na tela um retângulo cinza com algumas informações sobre a corrida, como tempo para chegar até o passageiro. Toque nesta tela para aceitar a corrida.

Fazendo isso, o aplicativo vai abrir uma nova tela com informações sobre onde o passageiro está. Clique no botão “navegar” que o GPS irá indicar a rota exata para chegar até o passageiro. O nome do passageiro vai aparecer nesta mesma tela.

Ao chegar no local indicado, você verá um contador de 5 minutos. Aguarde até o passageiro embarcar em seu carro.

Depois clique em “iniciar viagem” para o aplicativo indicar o endereço de destino e em “navegar” para o GPS indicar a rota.

Quando se aproximar do destino vai aparecer a opção de encerrar a viagem. Depois disso é só dar a nota para o passageiro. Lembrando que o pagamento pode ser feito em dinheiro ao final da corrida ou não.

Gostou das informações sobre o Aplicativo Uber? Então compartilha com seus amigos nas redes sociais e deixa seu comentário abaixo!