Como cancelar corrida e pedir reembolso na Uber

PUBLICIDADE

Pedir reembolso na Uber é um processo simples, rápido e objetivo.

Se você solicitar uma viagem na Uber e posteriormente precisar cancelá-la poderá solicitar o reembolso do valor cobrado dependendo do tempo levado para o cancelamento.

Neste artigo você vai encontrar informações sobre as as regras envolvidas no processo de cancelamento de viagens e as etapas para solicitação do reembolso.

Regras para cancelamento de viagens

As regras de cancelamento de viagens da Uber são bem claras, não deixando qualquer dúvida sobre o procedimento que deve ser adotado. Primeiramente é necessário entender quando a taxa é cobrada:

  • Cancelamento da viagem um minuto após a indicação do motorista que atenderá o passageiro;
  • Cancelamento de viagem realizado duas o mais vezes seguidas, mesmo dentro do período de tolerância disponibilizado pela empresa;
  • Não chegar ao local de partida apontado pelo app em até 2 minutos;
  • Solicitação de cancelamento após o motorista ter iniciado a viagem.

A empresa de transporte concede ao passageiro tolerância de 5 minutos, o que significa dizer que se a solicitação de cancelamento for realizada dentro deste período de tempo não haverá cobrança de taxas.

Se por qualquer motivo o cancelamento for solicitado após o período de tolerância a empresa cobrará a taxa de cancelamento, que também existirá se o cancelamento da viagem for solicitado pelo motorista.

Devido à estrutura do sistema utilizado pela Uber, os motoristas do aplicativo se beneficiam das diversas brechas presentes.

Desta forma muitas viagens são canceladas causando prejuízo no clientes, pois caberá à estes a exigência de comprovação do cancelamento indevido.

Em relação às taxas cobradas pela empresa o valor dependerá da categoria solicitada para a viagem, mas a variação de valor está entre R$ 1,50 e R$ 12,00.

Como Pedir Reembolso na Uber

Para pedir reembolso na Uber o cliente deverá realizar iniciar o procedimento através do aplicativo.

Após acessar o app o passageiro precisa localizar o menu Ajuda. Dentre as opções que vão aparecer na tela, deverá ser escolhida Revisão de Valor de Viagens.

Na tela seguinte será disponibilizada a lista de todas as viagens solicitadas solicitadas pelo passageiro. Desta forma basta escolher a viagem que você deseja que o valor da taxa de cancelamento seja ressarcido.

Após a seleção da viagem desejada o passageiro de escolher a opção Fui cobrado por cancelamento e optar por um dos seguintes itens:

  • Não consegui entrar em contato com o motorista;
  • Meu motorista cancelou;
  • O tempo estimado de chegada era muito longo;
  • Meu motorista me pediu para cancelar.

Escolhido o motivo do cancelamento o passageiro deve clicar em Enviar e aguardar a análise da empresa.

Em caso de aprovação do pedido de reembolso o passageiro receberá uma mensagem confirmando a aprovação e restituição do valor cobrado de maneira indevida.

Este valor ficará creditado em sua conta no app e será utilizado automaticamente para cobrança nas viagens seguintes.

É importante que, ao realizar uma solicitação de reembolso por cobrança indevida, o passageiro tenha ciência que a solicitação pode ser negada e apesar das brechas apresentadas pelo sistema, não há garantias de reembolso da taxa em 100% dos casos.

Com as informações fornecidas neste artigo você já pode se certificar se passou por uma cobrança indevida e solicitar o reembolso dos valores.

PUBLICIDADE

Ver comentários

  • Gostaria de saber como proceder para solicitar (nao seria reembolso) e sim cancelamento de uma taxa de uma viagem que não realizei, não existe esta opção. O motorista cancelou a viagem que realizei no valor de 5,67 (cancelou a viagem e o valor está 0,00) e está cobrando uma viagem não realizada no valor de 30,00 (está não sei como foi realizada se não fiz)

Posts recentes

  • Centro de Atendimento Uber

Central de Atendimento Uber em Conselheiro Lafaiete – MG

25/03/2020
  • Centro de Atendimento Uber

Central de Atendimento Uber em Nova Friburgo – RJ

24/03/2020
  • Centro de Atendimento Uber

Central de Atendimento Uber em Sorocaba – SP

24/03/2020