Skip to content

Como fazer reclamação na Uber

Se você é um usuário e precisa fazer uma reclamações da UBER, mas não sabe como fazer, este artigo então irá te ajudar. E por melhor que uma empresa possa ser, alguns problemas fazem parte da história de qualquer companhia.

Nós vamos te mostrar quais são os canais de comunicação com o aplicativo para cada uma das diferentes situações que podem resultar em uma reclamação no UBER.

UBER Ouvidoria – Telefone, Reclamação

telefone

A UBER disponibiliza um canal de reclamações chamado de Ouvidoria UBER. A ideia deste canal é ouvir ao cliente, para que a empresa possa sempre prestar o melhor serviço aos seus usuários.

Para os motoristas que precisem de qualquer tipo de atendimento presencial, a UBER disponibiliza alguns endereços nas diferentes cidades em que atua. Para conhecer estes endereços, basta clicar aqui.

Outra opção é através do próprio aplicativo, por onde é possível acessar a central de atendimento e contatar o suporte ao cliente sempre que algum problema ou dúvida surgir.

Pelo site do aplicativo, ainda é possível acessar o canal de dúvidas frequentes. Muitas vezes, apenas acessando este canal já é suficiente para esclarecer as dúvidas, sem que haja necessidade de futuras consultas.

E há ainda o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) para solucionar problemas, receber elogiois e tirar dúvidas. São eles: 0800 591 7045 / 0800 591 1032. O canal funciona 24h por dia, 7 dias por semana.

Reclame aqui UBER – Cobrança indevida

Com mais usuários utilizando os serviços do UBER, as reclamações relacionadas a cobranças indevidas e taxa de cancelamentos também aumentaram.

O principal motivo pelo qual estas cobranças ocorrem é devido ao motorista ter cancelado a corrida. Ou mesmo quando passageiros fazem o cancelamento da decorrida. Os valores destas taxas variam entre R$ 7,00 a R$ 13,00.

Como a restituição dos valores poderia levar muito tempo se fosse feita através de reembolso no cartão de crédito, o aplicativo faz as restituições das cobranças indevidas após a reclamação do UBER como crédito para ser utilizado no aplicativo.

Há dois casos de cobranças indevidas, que dificilmente podem ser contestados. Veja quais são:

  • cobranças indevidas por quilometragem: ao solicitar uma corrida, o aplicativo faz o cálculo do valor baseado em três rotas diferentes. Caso haja qualquer alteração na quilometragem você será cobrado de acordo, para mais ou para menos.
  • cobranças indevidas por tempo: o mesmo ocorre com o tempo, o valor é calculado com base em três rotas diferentes. Caso leve mais ou menos tempo do que o previsto para o percurso, o usuário será cobrado de acordo.

Já as taxas de cancelamento são geradas sempre que a corrida é cancelada após 5 minutos da solicitação. Isto ocorre caso você cancele após decorrido este período, ou caso o motorista cancele porque teve que ficar te esperando por este período.

Vale lembrar que as taxas de cancelamento podem ser contestadas através de reclamação no Uber, no Reclame Aqui. Tudo pode ser feito pelo aplicativo, sem a necessidade de ligar em nenhuma central de atendimento.

Dicas do suporte da UBER

É normal que alguns usuários do UBER enfrentem algum tipo de problema quando utilizam os serviços do aplicativos.

Dentre os problemas mais comuns podem citar a perda/esquecimento de itens pessoas dentro do carro, dificuldade de acesar a conta e cobranças da taxa de cancelamento.

Pensando em solucionar estes problemas, a UBER disponibiliza um canal de suporte ao cliente que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Para fazer reclamação do UBER referente a itens perdidos ou esquecidos dentro do veículo, você deverá entrar em contato diretamente com o motorista. Isto pode ser feito através do aplicativo, em menu, suas viagens, ou através do site.

Para os casos em que você esteja enfrentando problemas ao acessar a sua conta, então terá que entrar em contato com o suporte UBER, através do link t.uber.com/qroentrar.

Caso ainda deseje reclamar de alguma viagem, sobre algum problema do veículo ou com o motorista, a reclamação deverá ser feita dentro do aplicativo, na sessão suas viagens.

Para fazer reclamações relacionadas a cobrança de taxas de cancelamento, também será necessário acessar o menu suas viagens. Selecionar a viagem que foi cancelada, e em seguida Problema com a taxa de cancelamento, selecionando a opção que melhor se adequar ao seu caso.

Insatisfação com o motorista UBER

Na grande maioria das vezes as corridas com o UBER não apresentam nenhum tipo de problema. Apsar disto usuários relatam vários de problemas com os motoristas, que os deixaram desconfortáveis ou mesmo que foram mal tratados.

Caso você passe por esta situação e queira fazer uma reclamação para o UBER, o procedimento é bem simples e pode ser realizado através do próprio aplicativo.

Veja o passo a passo:

  • No menu selecione a opção Ajuda
  • Em seguida clique na corrida que você quer fazer a reclamação
  • Selecione o motivo da sua reclamação (opiniões sobre o motorista, opiniões sobre o veículo)
  • Aparecerão então diversas opções de motivos de reclamação, como por exemplo: Meu motorista não foi profissional, Denunciar direção perigoda ou desatenta dentre outros. Você deverá selecionar a que mais se adeque ao ocorrido

Após a fazer a reclamação no UBER, em apenas algumas horas alguém da equipe do aplicativo entrará em contato para obter mais detalhes a respeito do ocorrido.