Skip to content

Como funciona preço dinâmico da Uber

Alguma vez já tentou conseguir um Uber pelo aplicativo ao sair de algum evento muito movimentado e não conseguiu ou o preço ficou um pouco alto demais? Isso pode acontecer devido a grande procura por esse serviço e preço dinâmico da Uber.

Veja abaixo quais são as regras, quando fica disponível e como se livrar (passageiro) e também como aproveitar (motorista).

O que é preço dinâmico?

O serviço Uber começou a ser disponibilizado há alguns anos no Brasil após ter feito muito sucesso em outros países do mundo. Além do sucesso também gerou muita polêmica que parece já estar no passado.

A quantidade de usuários Uber aumenta cada vez mais e a demanda sofre um aumento significativo quando há algum evento. Isso faz com que conseguir um carro não seja tão fácil.

É para incentivar que a quantidade de motoristas parceiros conectados ao aplicativo aumente que foi criado o preço dinâmico Uber.

Mas o que realmente é? Como funciona? Por que ele existe? Isso e muito mais é o que veremos a seguir.

preço dinâmico da Uber
Foto: Reprodução

Por que existe essa variação de preço?

Quem se torna um motorista da Uber o faz de forma voluntária e ainda pode escolher quando que estará disponível na plataforma. Por causa dessa liberdade é natural que a oferta de motoristas não consiga atender a demanda de solicitações em alguns momentos.

Dessa forma o usuário pode ficar mais tempo esperando até que consiga um carro disponível. Para evitar que isso aconteça é que foi criado o mecanismo do preço dinâmico. Seu intuito é fazer com que haja um equilíbrio entre a oferta e a demanda na plataforma.

Afinal, com a possibilidade de obter ganhos melhores a quantidade de motoristas parceiros disponíveis nessas ocasiões se tornará maior.

por um lado os motoristas parceiros são incentivados a se conectarem ao aplicativo ou migrarem para certa região. Por outro, a demanda momentânea cai por causa do aumento dos preços.

Mas o que acontece se a oferta de motoristas parceiros subir naquela região? Se a quantidade de motoristas passar a ser o suficiente naquela região os preços retornam aos seus valores normais.

Como o preço dinâmico Uber funciona?

Existem algumas ocasiões como shows e partidas de futebol, por exemplo, que a demanda de usuários do aplicativo Uber é maior.

Para esses momentos os preços sofrem variações com o intuito de incentivar os motoristas parceiros a ficarem conectados ao aplicativo.

Por causa dessa variação é possível que a quantidade de motoristas parceiros tenha um aumento já que os ganhos serão bem mais interessantes nessas ocasiões. Em compensaçao, como os preços estarão mais elevados o número de solicitações tende a cair o que vai fazer com que os preços voltem ao normal.

Sua ativação ocorre de forma automática através de um algoritmo. Com isso, passa a existir um equilíbrio entre a oferta e a demandas por carros em uma região e horário específico.

Essa ferramenta é utilizada em todo o mundo pela Uber justamente com o intuito de promover esse equilíbrio. Dessa forma, quem realmente está precisando de um carro sempre encontrará um motorista Uber a sua disposição.

Com a adoção do preço dinâmico da Uber mais motoristas estarão disponíveis em certa região e horário. Por causa disso o aumento da demanda é freado por causa dos preços maiores.

Ao ter mais motoristas naquela região e uma quantidade menor de usuários solicitando carros naquele momento o que acontece é uma redução no preço da viagem de forma mais rápida.

É possível identificar o preço dinâmico?

Sempre que o preço dinâmico da Uber estiver ativo o usuário será notificado. Além do mais, antes do usuário solicitar um carro é emitido o valor final da viagem.

Isso garante que o mesmo tenha autonomia total para pedir a viagem ou esperar até que os preços sofram uma queda.

Ao entrar no aplicativo os seguintes passos devem ser seguidos:

  • Preencher o destino final
  • Selecionar qual o tipo de Uber deseja utilizar
  • Caso o preço dinâmico esteja ativo a seguinte mensagem será visualizada ou algo similar “Preços um pouco mais altos do que o normal”
  • Logo abaixo da opção selecionada será exibido o valor final da viagem.

Há alguma alternativa ao preço dinâmico da Uber?

  • Algumas cidades oferecem mais de uma categoria de carro o que possibilita ao usuário comparar as opções existentes. Com isso, basta escolher a categoria de carro que o preço dinâmico não está sendo aplicado.
  • O UberPOOL é uma ótima opção. Seu valor também é alterado pelo preço dinâmico, mas essa categoria permite que a viagem seja dividida com outras pessoas que estão seguindo na mesma direção que a desejada. Isso vai fazer com que seu valor fique mais baixo que o do uberX e também é possível saber o valor da viagem antes de fazer a solicitação.
  • Como o preço dinâmico da Uber sempre está sendo modificado o usuário pode optar por esperar até que os preços baixem.

Gostou das informações sobre Preço Dinâmico da Uber? Então compartilha o post com seus amigos nas redes sociais e WhatSapp.