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Como melhorar avaliação Uber (Passageiros e Motoristas)

A avaliação Uber é algo extremamente importante e tem o intuito de aperfeiçoar a qualidade do serviço, tanto para passageiros, quanto motoristas.

Não há como negar que o atual surgimento de novos aplicativos de viagem nasceu da necessidade de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e consequentemente hoje, reflete expressivamente na vida dos brasileiros.

Logicamente que não cabe levar em conta qual serviço é melhor ou pior, mas o aparecimento de novas opções fez com que o usuário que outrora dispunha apenas de uma ou duas, hoje pode decidir a que melhor lhe cabe, tanto no sentido orçamentário quanto no que diz respeito ao seu próprio conforto.

Como surgiu a Uber?

A ideia do aplicativo surgiu na França, no ano de 2008, quando na ocasião, dois amigos milionários, Travis Kalanick e Garrett Camp, vinham de uma festa e na tentativa frustrada de encontrar um táxi em meio aquele inverno rigoroso, começam a pensar na ideia de poder chamar um carro pelo celular ao toque de um botão.

A partir daí, o que no início era apenas um aplicativo para chamar carros no estilo Premium em apenas algumas regiões metropolitanas, tornou-se com o tempo uma das maiores e mais conceituadas opções no que se pode chamar de “transporte alternativo” de passageiros.

Desta forma, os próprios idealizadores do projeto bem como seus atuais gestores entenderam que a relação Uber / usuários criou uma via de mão dupla gerando melhor qualidade de transporte e ao mesmo tempo nova oportunidade de renda a quem desejar trabalhar por meio do aplicativo.

“Para as mulheres e homens que dirigem com a Uber, nosso aplicativo representa uma forma flexível de ganhar dinheiro.

Para as cidades, ajudamos a fortalecer as economias locais, melhorar o acesso ao transporte e tornar as ruas mais seguras.

Quando você torna o transporte tão confiável como água corrente, todos se beneficiam (…)”.

Nota de Avaliação Uber

Assim como qualquer outro serviço de caráter privado que depende diretamente do público que o utiliza, a Uber dispõe de canais de comunicação com a empresa para avaliação do serviço prestado.

Mas um aspecto interessante está no fato de que não são apenas os prestadores de serviço (motoristas) que são avaliados.

Os passageiros também possuem nota e conceito, de forma que o prestador também pode se expressar ou mesmo apresentar alguma argumentação para ocasiões em que acredite ser passível de defesa.

Avaliação Uber dispõe de um conceito de 1 a 5 estrelas onde o usuário tem a opção de assinalar após o final de cada viagem.

Optando pela pontuação máxima, o aplicativo também oferece ao usuário a opção de complementar com um comentário elogioso já pré-disposto nas opções ou mesmo um campo para envio de um texto com o mesmo propósito. Desta forma, a média geral é obtida com o somatório das estrelas obtidas por cada viagem concluída.

Com a última atualização da Uber, a média do passageiro fica exposta no início da abertura do aplicativo. Desta forma ele consegue visualizar tão logo abra o perfil.

Antes desta última atualização, o usuário só conseguia visualizar após entrar no menu com o histórico de viagens realizadas.

Como melhorar avaliação dos motoristas

Para aqueles que trabalham por meio de aplicativo, a nota de avaliação é de extrema importância, pois é através dela que o motorista se mantém exercendo suas funções sem mais preocupações.

A Uber entende que a nota ideal corresponde a uma média acima de 4.7, portanto, abaixo desse percentual o motorista pode ser notificado por e-mail e dependendo da situação, até mesmo ser suspenso do aplicativo por 48 horas.

Numa forma comparativa, corresponde às chamadas advertências e suspensões, medidas corretivas pertinentes ao regime CLT.

Alguns prestadores (motoristas) sinalizam que ao longo do dia a dia de trabalho existem certos passageiros demasiadamente exigentes, ou ainda há alguns que sinalizam situações em que outros motoristas chamam corridas para depois avaliá-lo de forma ruim e assim prejudicar seu colega, dessa forma se veem prejudicados na tentativa de manter uma boa avaliação Uber.

avaliação uber
Veja como melhorar avaliação Uber de forma rápida para passageiros e motoristas.

 

Como melhorar avaliação dos passageiros

Como foi dito anteriormente, os passageiros também são avaliados e esta medida também ajuda a manter a saúde e a qualidade do serviço prestado.

Embora a empresa prefira não divulgar uma nota ideal para o conceito dos passageiros, entende-se que o percentual seja o mesmo exigido para os motoristas como busca de manutenção da qualidade do serviço.

Na verdade a sugestão de nota para passageiros partiu dos próprios motoristas, pois foi considerada uma forma de se defenderem ou mesmo avaliarem aqueles passageiros que possam ter agido de forma desrespeitosa.

Por outro lado, no que diz respeito aos passageiros, ter 5 estrelas nem sempre pode ser um bom sinal. Há relatos de motoristas mais experientes que entendem que um passageiro com média 5 pode significar um perfil de usuário recente, ou seja, novo na plataforma e que ainda não tenha obtido qualificações suficientes.

Dependendo da ocasião também, pedidos de corrida à noite ou de madrugada, principalmente com perfil de pagamento em dinheiro, podem significar tentativas de assalto, por isso muitas vezes são ignoradas.

Ao serem questionados sobre qual seria o perfil ideal de usuário para se obter uma boa nota, a própria Uber entende que, para conseguir 5 estrelas sempre, o passageiro  deve:

  • Só chamar o Uber quando estiver pronto pra sair de casa;
  • Não jogar lixo no carro;
  • Não bater a porta do carro de maneira brusca ou forte;
  • Não insistir para o motorista infringir regras de trânsito;
  • Não pedir para o motorista parar em lugares proibidos. 

Calculando a média de avaliação Uber

Logicamente que através de um senso lógico é possível entender que a cordialidade e preocupação com o serviço prestado seriam requisitos ideais para a manutenção de uma boa média.

Mas para os motoristas, além de manter o bom trabalho no dia a dia, é possível fazer um acompanhamento mais preciso e constante através do cálculo por viagem concluída.

O método é simples. Implica somar as estrelas conseguidas em todas as viagens e dividi-las pelo número de corridas no conjunto. Exemplo:

Se o motorista possui 48 estrelas e uma média de 10 viagens, a média dele será 4,8 no total.

Fazendo um bom acompanhamento com a ajuda do cálculo, o motorista pode identificar possíveis erros que tenha cometido e assim se policiar na melhora constante do serviço.

Mas também é importante observar que existe possibilidade da média cair mesmo sem o motorista ter feito alguma viagem naquele período.

O cliente que utiliza o serviço por meio do aplicativo dispõe de alguns dias para fazer a avaliação da viagem, desta forma, se a avaliação não foi feita no mesmo dia e a nota dada foi ruim, pode ser que prejudique a média do motorista, mesmo ele não tendo feito nenhuma viagem naquele período em que foi computada a avaliação.

O sistema da Uber procura proteger a privacidade, tanto de motoristas quanto de passageiros, buscando manter o anonimato das avaliações dadas.

Desta forma entende-se que a dedicação para manter uma melhor avaliação é algo que precisa partir de ambos os lados, afinal, mais do que os cálculos e fórmulas para a manutenção de uma boa média, cordialidade, gentileza, empatia, aliadas à busca constante pela excelência, tanto do ponto de vista profissional como humano, sempre serão ingredientes-chave para uma relação harmoniosa entre prestadores e usuários.

Qualquer dúvida sobre o assunto, basta procurar o centro de atendimento mais próximos e tirar suas dúvidas.