Fim do Uber Select

O Uber Select será substituído por uma nova categoria de transporte chamada de Uber Comfort. No início foi especulado que a recém-chegada categoria seria uma espécie de intermediária entre o Select e Black.

Porém, após testes nos Estados Unidos, a Uber decidiu aposentar o Uber Select para não gerar confusão entre motoristas e passageiros.

 

Para que serve Uber Select?

O Uber Select é uma categoria de motorista que foi desenvolvida para servir os passageiros que preferem utilizar carros considerados mais confortáveis, pagando preços mais acessíveis.

É uma categoria intermediária que está entre o grupo de motoristas classificados no status Uber X e o Uber Black. O Uber X é a categoria mais básica do aplicativo de transporte de passageiros que oferece os preços mais populares e básicos.

Já o Uber Black é a categoria de status mais elevada, uma vez que os carros são luxuosos e logo possui custo elevado. Ou seja, o Uber Select é uma categoria de carros que serve para os passageiros que desejam usar carros mais confortáveis, mas sem pagar preços elevados do Uber Black.

Os passageiros do aplicativo que optar pelo Uber Select vai pagar em média um preço de até 20% maior do que a classe básica, o UberX.

Desse modo, o motorista que atender os pré-requisitos para se tornar um Uber Select terá a oportunidade de aumentar o seu lucro ao final de cada corrida. Mas a taxa cobrada pela Uber aos motoristas do aplicativo continua em 25%.

No Brasil, para se tornar um Uber Select é necessário que o motorista tenha um carro com quatro portas e cinco lugares e ar-condicionado. Já o modelo do veículo precisa ser de 2012 ou mais recente.

Também existe uma lista de carros que são aceitos para atuarem como Uber Select. A lista tem alterações conforme a cidade, município e capital que o motorista está atendendo os passageiros.

Na lista é possível encontrar modelos de carro como: Chevrolet Prisma, Fiat Grand Siena, Renault Logan, Volkswagen Voyage, Audi, BMW, Chery, Chevrolet, Citroen, Dodge, Fiat, Ford, Geely, Honda, Hyundai, JAC Motors, Jeep, Kia, Land Rover, Landwind, Lifan, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Porsche, Renault, Ssangyong, Subaru, Suzuki, Toyota, Volkswagen e Volvo.

No total, a lista possui mais de 200 modelos diferentes de fabricantes de carro. Veja a lista nos canais de comunicação da Uber.

Além do modelo de carro, o aplicativo também exige que o motorista tenha a Carteira Nacional de Habilitação que Exerce Atividade Remunerada (CNH EAR).

A Carteira Nacional de Habilitação que Exerce Atividade Remunerada ou simplesmente CNH EAR é uma observação que é exigência do governo brasileiro para as pessoas que são motoristas e tem o carro como instrumento de trabalho.

A nota do motorista também é essencial para se tornar um Uber Select, ele deve ter uma taxa mínima de aceitação em 4.6 estrelas. Quem tiver uma nota abaixo de 4.6 estrelas estará recebendo os passageiros que escolhem a categoria Uber X.

Porém, não é viável receber apenas os passageiros que escolhem a categoria Uber Select. O motorista com status Uber Select também é obrigado atender aos pedidos do serviço básico, o UberX.

Logo até as regras e normas de conduta do motorista Select e X são praticamente as mesmas. Para o motorista se tornar um Uber Select não é necessário realizar nenhum tipo de cadastro ou inscrição.

O motorista precisa apenas já ser cadastrado no aplicativo e preencher todos os pré-requisitos básicos do Uber Select. Assim que preencher todas as exigências, principalmente ao atingir a nota de 4.6 estrelas de satisfação.

O motorista será notificado no próprio aplicativo de transporte de passageiros e também por e-mail. Outra dica importante é preencher todos os dados solicitados pela empresa Uber.

É importante também que a foto do motorista seja enquadrada centralizada e consiga mostrar o rosto e ombros. É proibido usar foto usando óculos escuros. Também é obrigatório que a foto do motorista tenha boa resolução, foco e luminosidade.

Não é permitido usar a foto de documentos, como CNH e registro de identidade. Também é proibido utilizar fotografia já impressa como foto de perfil do motorista.

Fim do Uber Select, por que?

O fim do Uber Select dará inicio após testes nos Estados Unidos e em outros países ao redor do mundo.

Inclusive a empresa de transporte de passageiros por aplicativo de celular informou data para o fim do uber select. Segundo a Uber, a partir do dia 25 de novembro de 2019, a categoria será extinta em todas as cidades, municípios e capitais do Brasil.

Ou seja, o Uber Select deixará de fazer parte dos serviços oferecidos pelo aplicativo e motoristas da Uber aos passageiros. A novidade tem o objetivo de padronizar os serviços e produtos da Uber em todo o mundo.

Uma vez que a categoria Select já havia sido descontinuada em países como os Estados Unidos da América. Esse comportamento não ocorre pela primeira vez, a Uber já chegou a descontinuar alguns serviços como o Uber Juntos e Uber Pool.

Porém, o que ocorreu na verdade é que o serviço Uber Select foi totalmente remodelado, repaginado e atualizado. Agora, a nova categoria recebeu novas soluções, pré-requisitos e até modernos recursos.

Com a mudança, o Uber quer proporcionar mais conforto e segurança adicional aos passageiros que aproveitam no dia a dia do aplicativo de veículo particular.

Logo, para não gerar confusão entre motoristas e passageiros, o Uber Select será substituído pelo Uber Comfort. O Uber Comfort chega ao Brasil prometendo até viagens sem diálogo entre passageiro e motorista.

O que vai acontecer com o motorista Uber Select?

De acordo com o anúncio da Uber, todos os motoristas que estão na categoria Uber Select serão migrados automaticamente para o Uber Comfort a partir do dia 25 de novembro de 2019.

O Uber Comfort ficará no lugar da categoria Select que é intermediária entre a versão básica, Uber X, e luxuosa, Uber Black. Como de costume, todos os motoristas e passageiros do aplicativo de veículos particulares serão notificados sobre a mudança.

Todos os usuários deverão receber notificação dentro da própria plataforma do aplicativo. Além disso, também será encaminhado um e-mail para motoristas e passageiros.

Mas se ainda surgir alguma dúvida, a empresa disponibiliza todas as informações em seus diversos canais de comunicação. Tudo isso para educar os clientes e usuários que, nos primeiros dias após a implantação da mudança, podem ficar perdidos e inseguros com a novidade.

Uma vez que o Uber Comfort recebeu novas soluções, pré-requisitos e até modernos recursos que a categoria Select não tem. Até o momento foi divulgado que o Uber Comfort oferece aos passageiros carros mais espaçosos.

A Uber é mais criteriosa com relação ao modelo, marca e o ano do veículo. Os carros, por exemplo, só podem ter no mínimo cinco anos de fabricação.

Já os motoristas que pilotam os veículos na nova categoria possuem as melhores avaliações. O que sugere que a nota de aceitação mínima do Uber Select não é a mesma na categoria Comfort.

Na nova categoria, a Uber Comfort tem a aceitação mínima de 4.85 estrelas. Inclusive chega prometer passeios em absoluto silêncio, sem qualquer diálogo entre passageiro e motorista.

Tudo indica que haverá a opção no aplicativo chamada de “modo silencioso” que vai pedir para o motorista ficar em absoluto silêncio.

O modo silencioso será um diferencial que deve beneficiar as pessoas com carência auditiva, as mulheres que desejam evitar dialogar para diminuir o risco de assédio e pessoa com ansiedade social.

Além disso, o passageiro tem a oportunidade de ser responsável por controlar a temperatura do ar-condicionado do veículo particular. Antes de entrar no veículo, o passageiro informa a temperatura em que o ar-condicionado deve estar regulado e funcionando.

Nos Estados Unidos da América, a Uber Comfort funciona desde o mês de agosto de 2019. Por lá, a nova categoria cobra preços até 40% mais caros do que a opção básica do aplicado conhecida por Uber X.

No aplicativo da Uber americana, já no momento de solicitar o veículo, o passageiro encontra uma tela com as opções adicionais prometidas pelo Uber Comfort. Na nova tela online é possível acionar a opção “modo silencioso” para informar ao motorista que o passageiro não quer conversar.

Também é possível indicar na nova tela, a temperatura do ar-condicionado em que deve estar funcionando. Com a repaginada do Uber Select, é especulado mudanças na categoria mais luxuosa que é chamada de Uber Black.

O Uber Black deve ganhar novas exigências e as viagens devem ter custos maiores aos passageiros. Porém, até o momento não foi divulgado informações completas sobre o Uber Comfort e alterações de valores e exigência do Uber Black.

A Uber informou que a atualmente está passando por um momento de adaptação dos usuários, motoristas e passageiros. Então, as mudanças estão acontecendo gradualmente para que o aplicativo não perca clientes para a concorrência.