Skip to content

Objeto perdido na Uber: Como recuperar?

O uso de transporte alternativo vem ganhando o gosto popular. Enquanto o sistema de locomoção coletiva fica cada vez mais saturado, novos meios de deslocamento são criados e disseminados.

A criação dessas novas alternativas surge para substituir opções pouco eficientes, como os ônibus, ou possibilidades muito custosas, como os táxis. Uma dessas novas alternativas, e talvez a mais conhecida e usada é a Uber.

A plataforma responsável por conectar passageiros a motoristas apresenta opções de transporte com mais agilidade, segurança e com menores preços, através de um aplicativo.

A pergunta que muitos esquecidinhos se fazem é: “Se o sistema irá me conectar ao motorista mais próximo de mim, dificilmente terei contato com ele novamente. Como faço caso tenha um objeto perdido na Uber?”.

Se você se encaixa nessa categoria, fique despreocupado e leia esse artigo até o final para descobrir como proceder nesses casos.

objeto perdido na uber

Como recuperar objeto perdido na Uber

Caso você tenha realizado uma viagem pela Uber e logo após chegar ao seu destino percebeu que esqueceu algum objeto dentro do veículo, possivelmente irá se questionar como irá fazer para recuperar aquele pertence.

A maneira mais fácil de pedir a devolução do objeto perdido na Uber é entrando em contato diretamente com o motorista que realizou a sua viagem.

Como entrar em contato com o motorista após a viagem?

O contato com o motorista pode ser realizado diretamente pelo aplicativo, seguindo os seguintes passos:

  1. Abra o aplicativo, faça o seu login e entre no menu principal.
  1. Pressione a opção “Ajuda”.
  2. Escolha a viagem na qual acredita ter esquecido o seu objeto e selecione a opção “Itens Perdidos”.
  3. Selecione a opção “Entrar em contato com o motorista sobre um item perdido”.
  1. Escolha o código do seu país selecionando a bandeira. Informe o seu telefone para contato e toque em Enviar.
  2. Será gerada uma mensagem automática, bastando o usuário apertar a tecla 1 para autorizar a conexão.
  3. Caso o motorista não atenda no momento é recomendável que o cliente deixe uma mensagem de voz contendo os seus dados de contato para que o profissional possa retornar. O usuário deve aguardar até 24 horas pelo retorno e a combinação para entrega do objeto perdido na Uber.

E se o objeto perdido na Uber tiver sido o próprio smartphone? Caso não esteja com o seu celular, faça o mesmo procedimento de outro aparelho, tomando o devido cuidado de fazer o login na sua conta.

Outra opção é realizar a solicitação através da Central de Ajuda online da Uber. A página possibilitará o acesso à sua conta, onde constarão as últimas viagens. O restante do procedimento é idêntico ao realizado pelo aplicativo. Nesses casos é aconselhável a inclusão do telefone de um parente ou amigo para facilitar o contato.

Vale lembrar que a inclusão dos dados telefônicos, com código do país e DDD, é a única forma de contato, sendo muito importante a conferência e veracidade dessas informações para que a devolução do objeto perdido na Uber seja feita de forma rápida para ambas as partes.

O motorista não retornou o contato: Como proceder?

Caso o motorista não retorne a ligação ou não combine a devolução dentro de 24 horas, o usuário deve entrar em contato com a central da Uber para solicitar uma intermediação.

O contato é feito através do mesmo procedimento. O usuário deve preencher um formulário com os seus dados e aguardar para que a plataforma averigue a situação.

É cobrada uma taxa de devolução?

A devolução de um objeto perdido na Uber representa um custo para os motoristas parceiros.

Para recompensar esses trabalhadores pelo deslocamento e tempo gastos para realizar a entrega, sem pesar no bolso dos clientes, a plataforma estipula o valor de R$15,00 para que seja realizada a devolução.

Em casos de viagens que tenham sido pagas através de cartão, o valor será reajustado com o aumento da taxa. Para viagens pagas em dinheiro, é solicitado que o cliente repasse o valor da devolução do objeto perdido na Uber diretamente para o motorista.

Como evitar esquecer um objeto?

Na correria constante esquecer objetos se tornou frequente. Guarda-chuva, chaves, carteira e até mesmo o celular são facilmente deixados para trás. Para evitar essas situações, algumas dicas podem ser usadas:

  • Antes de sair do carro utilizado, verifique no banco e no chão do veículo se não está esquecendo nada.
  • Mantenha os seus objetos próximos de você e evite espalhar ou mexer sem necessidade nos seus pertences.
  • Verifique nos seus bolsos, mochilas ou bolsas se objetos importantes estão nos seus devidos lugares.

Apesar de úteis, as dicas acima não garantem sucesso absoluto.

Caso você passe pela necessidade de entrar em contato para a devolução de um objeto perdido na Uber, utilize as informações acima e tenha a tranquilidade de ter os seus pertences devolvidos sem operações onerosas ou burocráticas.