Skip to content

Uber Air: conheça protótipo de carro voador da Uber

A Uber Technologies é uma empresa voltada para a movimentação urbana e está presente em mais de 900 cidades do planeta. Ela investe em tecnologia para oferecer serviços em uma plataforma integrada de mobilidade.

Dessa forma, o Uber Air é a visão mais ambiciosa de movimentação urbana para um futuro bem próximo. Você ficou curioso para conhecer o Uber Air? Continue lendo! Vamos explicar em detalhes esse projeto da Uber para 2023.

uber air

O que é Uber Air

O Uber Air é o resultado de um projeto da Uber, de 2016, o Uber Elevate. Dessa forma, o desenvolvimento do projeto priorizou inovar criando um serviço de transporte aéreo elétrico a ser acessado via plataforma integrada.

A ideia da Uber é oferecer uma solução alternativa para os complexos problemas de congestionamentos urbanos em todo o planeta. Ou seja, o Uber Air leva para os céus a movimentação urbana, desafogando as vias terrestres.

De fato, o Uber Air é um projeto de inovação marcante. Pois para ser realizado um grande investimento de recursos ocorreu. Além disso, a ideia de um carro voador implica em que seja seguro, silencioso e com eficiência energética.

Nesse sentido, a empresa está desenvolvendo um trabalho de parcerias e contatos com governos de diversos países em que atua. Pois é preciso avaliar e viabilizar as questões de infraestrutura, legislação, ambiental, dentre outras.

Assim como a implantação da rede distribuída de Skyports já está em vias de negociação para ser implementada. Pois essa rede é estruturada para os pousos e decolagens dos veículos elétricos aéreos de decolagem vertical.

O funcionamento do Uber Air será semelhante ao do Uber utilizado atualmente. Pois quando você solicitar um veículo aparecerá também no visor uma opção referente ao veículo aéreo para a sua escolha.

Assim, o aplicativo irá informar a distância, o tempo aproximado do deslocamento e os itinerários possíveis. Com isso os usuários terão a opção de embarcar em um carro voador para todo um trajeto ou parte dele.

Quem é a Uber Technologies Inc.

Por volta de 2010, foi fundada a Uber Technologies, em São Francisco, nos EUA. De uma proposta inicial voltada para carros de luxo rapidamente a empresa ampliou seu portfólio de produtos e seu alcance mundial.

Desde o princípio voltada para revolucionar a maneira como as pessoas se movimentam no mundo inteiro seja desde a bicicleta elétrica até o eVTOL. Assim, a ideia é oferecer o serviço de transporte aéreo da mesma forma que já disponibiliza o serviço de transporte de veículos.

Contudo, no aspecto específico do aéreo tem dois grandes diferenciais para o serviço atual. Primeiro, a Uber que irá constituir a frota para o transporte aéreo e a princípio com motoristas contratados por ela.

Segundo, o Uber Air contratou para liderar a sua equipe de Engenharia de Veículos Aéreos, Mark Moore, engenheiro da NASA, pioneiro na propulsão elétrica distribuída (DEP).

Com isso, a equipe desenvolveu modelos de referência comum eVTOL com base nas especificações do veículo Elevate, que são conhecidos como eCRMs. Pois o intuito de desenvolver tais modelos é facilitar o trabalho em parceria.

A empresa possui vários parceiros em diversos segmentos. Os eCRMs facilitam a colaboração com os parceiros de design e fabricação. Além disso, tais modelos foram projetados conforme o potencial tecnológico e regulamentos de cidade e segurança.

Os requisitos dos eCRMs podem ser apontados como sendo:

  • Velocidade de cruzeiro de 150 mph
  • Faixa de dimensionamento de 60 milhas
  • Uma corrida de 3 horas em viagens de 25 milhas
  • Capacidade para 1 e 4 pilotos

Conheça o eVTOL

Para tornar viável a ideia do Uber Air desde o início foi pensada a criação de uma aeronave do tipo eVTOL. Segundo a empresa tal aeronave possui sistema de acionamento elétrico e decola e aterrissa na forma vertical.

Ou seja, tal como os helicópteros atuais. No entanto, o seu desempenho em voo se assemelha a um avião tradicional. Além disso, o Uber Air tem a vantagem de reposicionar os seus motores para pouso ou decolagem.

Atualmente, os aplicativos fornecem padrões de tráfego e mobilidades nas cidades em que operam. Assim também acontecerá com o Uber Air. Dessa forma, as principais características dos veículos do serviço Uber Air são:

  • Velocidade de deslocamento entre 240 e 320 km/h, sendo que um helicóptero de porte médio tem a velocidade máxima de 287 km/h
  • O veículo é uma opção mais compacta, necessitando de um menor espaço para decolagem e pousos em relação ao helicóptero
  • Os veículos elétricos aéreos eVTOLs são uma alternativa para ganhar tempo no descolamento com uma autonomia de 60 milhas (96,5km)
  • Os lugares são para 04 passageiros e um piloto inicialmente, mantendo a ideia de uma espécie de táxi aéreo eVTOL
  • Como o veículo eVTOL é destinado para curtas distâncias o espaço para bagagem é reduzido, sendo viável apenas a bagagem de mão
  • No início o eVTOL terá um piloto da empresa. Sendo que quando os carros forem autônomos o mesmo dará lugar para mais um usuário
  • Os Skyports são espaços construídos para decolagem e pouso do eVTOL, semelhantes a ideia de heliporto.

Parceria Uber Air e Hyundai

Para a Uber concretizar o seu Projeto Elevate precisou trabalhar para formar várias parcerias, desde 2016, com diversas empresas em variados segmentos.

Uma dessas parcerias é com a empresa sul-coreana Hyundai, que foi responsável pelo sucesso no evento Consumer Electronics Show 2020 (CES), em Las Vegas, com o protótipo de um carro voador em tamanho real.

Tal modelo foi criado em parceria da Hyundai com a equipe de engenharia de veículos de aviação do Uber Air. Com isso a Hyundai será responsável por produzir e implantar os veículos aéreos.

Enquanto a Uber ficará incumbido dos serviços de suporte ao espaço aéreo. Assim como conexões para transportes terrestres. Além de interfaces com os usuários por meio de uma rede de compartilhamento aéreo, o Uber Air.

O veículo aéreo da fabricante Hyundai, chamado de S-A1, está de acordo com as especificações do Projeto Uber Elevate. As características do veículo são:

  • Velocidade máxima de 290 km/h em voo de cruzeiro;
  • Autonomia até 100 km, voando entre 300 e 600 metros acima do solo;
  • Quatro passageiros com uma mochila ou mala de mão;
  • Motores 100% elétricos, que alimentam diversos rotores;
  • Baterias com carregamento rápido, 5 a 7 min carga completa.

hyundai carro voador

As cidades do mundo para o Uber Air

O Uber Air para selecionar as cidades para o teste do carro voador em 2020 utilizou de alguns critérios, tais como:

  • Dimensão do mercado para viagens por meio de aplicativo de transporte
  • Demanda de mercado para serviços de helicópteros
  • Aspectos climáticos, regulatórios, de infraestrutura e de estratégias

A Uber trabalha com o conceito de cidades estratégias para gerenciar os seus escritórios espalhados pelo mundo inteiro. De fato, são escritórios para o desenvolvimento de tecnologias e soluções que julgam necessárias.

  • EUA, em Pittsburgh são desenvolvidos os projetos de carros autônomos.
  • Brasil, em São Paulo são desenvolvidas as soluções de segurança
  • França, em Paris são desenvolvidos os carros voadores

O diretor da multinacional na Espanha, Juan Galiardo, informou que a empresa irá desenvolver os testes para os carros voadores em 2020. E em 2023 será a “disponibilização dos serviços de táxis voadores urbanos”. Segundo o diretor, a ideia é que “você consiga pedir um táxi com hélices para ir para trabalhar daqui a menos de cinco minutos”.

As primeiras cidades a terem os serviços aéreos disponibilizados são as que mais sofrem com os congestionamentos de trânsito no mundo inteiro. E, nesse caso, já se fala em Melbourne, na Austrália, Dallas e Los Angeles, nos EUA. Além do que ainda estão cogitadas cidades no Brasil, Índia e França.