Skip to content

Uber lança ferramenta para gravar conversas

A gravação das conversas será realizada apenas com a permissão dos passageiros ou motoristas. Para dar início de toda gravação da viagem, o passageiro ou motorista necessita pressionar um botão.

Essa nova ferramenta que grava conversas busca trazer segurança ao aplicativo de transportes.

Como funciona a nova ferramenta

A nova ferramenta de gravação de áudio está disponível para todos os usuários e motorista do aplicativo Uber. Para conseguir utilizar a nova função é essencial verificar se o seu smartphone
possui a versão atualizada do aplicativo de transportes.

O novo recurso pode ser ativado no momento de solicitar a viagem ou até mesmo durante o passeio. Quem desejar iniciar a gravação é preciso procurar por um botão que tem o
formato de escudo.

Esse botão possui a cor azul e está disponível para todos os usuários do aplicativo.  Vale lembrar que o aplicativo da Uber está disponível para aparelhos que possuem sistema operacional Android e Apple.

Logo, o aplicativo de transportes está disponível de forma gratuita na Google Play e App Store.

O armazenamento das conversas

O modo de armazenamento do áudio gravado durante a viagem não vem agradando as pessoas.  A mais nova função não permite que motoristas e passageiros consigam escutar o áudio da gravação.

Apenas a empresa americana de aplicativos de transporte terá acesso ao áudio. Ou seja, a novidade não funciona como uma espécie de gravador de áudio comum.

Quem terá acesso para escutar o áudio das conversas gravadas durante a viagem será a central de atendimento da Uber. Isso ocorre porque somente a Uber possui as chaves de segurança para ter
acesso aos áudios.

As gravações devem ficar armazenadas no aparelho celular e devem ficar compactas para não ocupar espaço interno do smartphone.

A proteção das gravações

Segundo a Uber, todos os áudios serão criptografados para segurança dos passageiros e motoristas. Sendo assim, será utilizada a mesma tecnologia empregada por aplicativos de trocas de mensagem como o Whatsap.

A empresa de aplicativos também informou ainda que as conversas só serão executadas pela central de atendimento Uber quando houver alguma denúncia.

As denúncias devem ser de comportamento irregular que utilizam os serviços do aplicativo de transporte.

Essas denúncias de comportamento irregular podem partir de passageiros e motoristas.

Como saber da novidade

Os motoristas e passageiros vão receber uma notificação por meio do próprio aplicativo Uber.  Além disso, todos devem receber uma mensagem no endereço de e-mail informado dentro aplicativo.

Para quem tiver dúvidas com relação ao uso da nova opção também tem a opção de entrar em contato com a central de atendimento Uber. Ou também pode buscar informações nos canais de comunicação da maior empresa de aplicativos de transporte do mundo.

O motivo da criação do recurso

A nova ferramenta para gravar conversas da Uber é inédita no Brasil e está disponível apenas na America Latina. Durante a apresentação da nova ferramenta, a empresa de aplicativos de
transporte informou que a preocupação surgiu após a ocorrência de crimes.

Os crimes que preocupam a Uber são aqueles que de alguma maneira conseguem envolver passageiros e motoristas em assédio sexual, sequestros, assaltos e assassinatos.

Novos recursos

Para garantir mais segurança, a Uber também anunciou novos recursos que prometem incluir maior segurança aos passageiros e motoristas. Os novos recursos do aplicativo de transporte devem ser lançados durante o ano de 2020.

Além de possibilitar gravar conversas entre passageiros e motoristas, o aplicativo de transporte tem o plano de verificar a identidade de passageiros e motoristas.

Com isso, em uma das etapas de verificação, motoristas e passageiros deverão enviar fotos de documentos para comprovar a identidade.

Outro plano da Uber é programar mais uma etapa de segurança adicional para os passageiros que quiserem realizar pagamento em dinheiro.

A nova etapa de segurança também deve incluir o envio de um comprovante de identidade. E mais, está programado chegar ao Brasil à checagem de rotas percorrida por motoristas e passageiros.

Esse recurso já este disponível em outros países e deve chega aos aplicativos brasileiros e da America Latina ainda este ano. Com essa novidade, a Uber deseja ganhar a confiança dos passageiros
brasileiros e latinos.

Uma vez que o passageiro poderá solicitar, ao maior aplicativo de transporte do mundo, que se faça a checagem do caminho percorrido.

Ou seja, o passageiro quando se sentir desconfortável com a rota percorrida pelo motorista. Após o término do passeio, vai conseguir pedir a Uber que faça a avaliação do caminho adequado daquela rota.

Caso a rota não esteja adequada aos parâmetros do aplicativo de transporte, a Uber vai entrar em contato com o motorista. O motorista poderá sofrer penalidades se for constatado abuso no trajeto e rota

percorrida junto com o passageiro. As penalidades que deverão ser aplicadas aqui no Brasil ainda não foram informadas pelo aplicativo.

Porém, o novo recurso deve melhorar o atendimento da Uber que é a empresa de aplicativo de transporte que mais cresce no mundo.