Uber dará recompensas a passageiros fiéis

A Uber surgiu no Brasil no ano de 2014 com uma proposta muito interessante que revolucionou a área de transportes: carros particulares, pertencentes aos próprios motoristas, solicitados por um aplicativo com preços menores que os de táxi.

A primeira capital brasileira a recebê-lo foi o Rio de Janeiro, que serviu como teste em território brasileiro. Apesar da desconfiança prévia do público ante a este diferente serviço e aos protestos de taxistas, a empresa se estabilizou no Brasil.

A partir daí, lançou seus serviços em São Paulo, Campinas, Goiânia e Curitiba e, daí pra frente, pra todas as capitais dos estados brasileiros, nas grandes cidades e, ainda, em algumas cidades de médio porte.

A seguir iremos conhecer de forma mais profunda as características dos serviços oferecidos pela empresa, seus atrativos, a forma como funciona, as modalidades e o como a Uber dará recompensas a passageiros fiéis.

Uber – facilidades e chamativos

As atratividades do Uber estão tanto no seu valor, reduzido em relação aos táxis, que até então eram os únicos carros para transporte urbano particular disponíveis ao público em geral, assim como a forma de chamá-lo, a praticidade e o pagamento.

O valor, além de ser mais baixo que o dos táxis, ainda é pré-determinado pelo aplicativo, de forma que o usuário sabe quanto irá pagar ao final. Este valor pode ser alterado por desvios no caminho ou por situações como congestionamentos.

Para solicitar um Uber, basta que o indivíduo tenhas às mãos um celular conectado à rede de internet e o aplicativo da empresa instalado, que seleciona os motoristas que se encontram mais próximos do local de partida.

O pagamento, por sua vez, é realizado por dinheiro ou por meio de cartão de diversas bandeiras nas funções débito e crédito, cujo pagamento é realizado dentro do próprio aplicativo, online, e não em maquininhas de cartões ao final da corrida.

Outra possibilidade é depositar créditos na conta do usuário, permitindo maior controle dos gastos com o serviço. Outra opção interessante oferecida pelo aplicativo é que os usuários podem compartilhar os valores da viagem.

Destaca-se como outro atrativo do aplicativo a segurança oferecida. O usuário pode compartilhar sua viagem com outra pessoa, que pode acompanhar o trajeto, além de ter um botão de urgência que liga diretamente para a polícia.

Ainda concernente à segurança se destaca o fato de que o indivíduo que quiser se inscrever para prestar serviços como motorista de Uber deverá apresentar diversos documentos e comprovantes, a exemplo da certidão criminal negativa.

O usuário pode acompanhar todo o trajeto do motorista, desde o aceite da corrida e caminho até o local de partida até o final da viagem pela tela de seu celular, no aplicativo.

Ainda, a Uber permite que o motorista e o usuário se avaliem entre si, sem que um saiba qual nota recebeu do outro. Apenas motoristas com nota superior a 4,6 (de um máximo de 5,0) podem prestar serviços à empresa.

Isto objetiva maximizar a segurança e evitar motoristas desrespeitosos ou que não se atentem às leis de trânsito, vias e métodos de segurança necessários, bem como à higienização do carro, de forma que se mantém um padrão de qualidade.

Estas características do serviço de transporte particular o tornou muito popular, mas também levou ao desenvolvimento de outras empresas do tipo que passaram a lhe fazer concorrência, como o 99 Pop e o Cabify.

Para manter seu público a empresa decidiu que a Uber dará recompensas a passageiros fiéis, sobre as quais conheceremos mais na sequência, após a apresentação das principais categorias oferecidas.

Categorias da Uber

A Uber oferece diversos tipos de categorias que variam no preço oferecido, no modelo dos carros, classificação positiva dos motoristas e número de usuários em uma mesma viagem.

Esta é a categoria mais indicada para viagens do cotidiano, pois tem preços acessíveis e possui a grande maioria dos carros da empresa, o que acelera a seleção do motorista e o começo da corrida.

O veículo do motorista que deseja viajar nesta categoria deve preencher requisitos quanto ao ano de fabricação (no máximo 10 anos), possuir 4 portas e oferecer 5 lugares e ser equipado com ar condicionado.

  • Uber Juntos

Uma das mais recentes categorias disponíveis, consiste na possibilidade de que pessoas compartilhem a viagem com outros usuários que vão para direção parecida e diminuam o valor da corrida.

O valor da viagem parte de R$4,00 e pode ser até 50%, com sua proporção variando conforme a cidade em que o serviço é utilizado.

Disponível em várias capitais brasileiras, ele permite que o usuário selecione até dois lugares do veículo, enquanto o motorista poderá levar até quatro pessoas em um mesmo trajeto.

A Uber Comfort corresponde a mais recente das categorias da empresa e foi lançada ainda neste ano, em 25 de novembro e veio para substituir a Uber Select, que oferecia carros diferenciados.

Segundo a empresa, a diferenciação da Comfort será ainda maior que a oferecida anteriormente, com motoristas possua número de viagens pela marca superior a 100 e nota mínima de 4,8.

  • Uber Black

Disponível apenas em Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, esta categoria pretende refinar ainda mais os serviços oferecidos.

Os veículos desta categoria são necessariamente da cor preta e equipados com bancos de couro e ar condicionado, além de serem exclusivos para modelos SEDAN e SUV. 

Uber Rewards: o programa de recompensas da Uber

A Uber dará recompensas a passageiros fiéis e isto foi colocado em prática por meio do programa Uber Rewards, que consiste em um sistema de pontuações que dá presentes aos usuários do serviço.

Cada um real gasto pelo usuário nas categorias X e Juntos é convertido em um ponto, enquanto cada real gasto na viagem se converte em dois pontos para as categorias Comfort e Black.

A acumulação de pontos permite que o usuário alcance novas categorias e recompensas e a empresa já considera, desde o início, a pontuação alcançada pelo usuário com base nos últimos seis meses de uso do aplicativo.

Categoria Azul – Até 399 pontos

Esta é a categoria inferior e não oferece vantagens.

Categoria Ouro – 400 a 1.499 pontos

Suas vantagens são o acesso aos melhores motoristas da empresa (chamados de VIP) e o atendimento prioritário pela empresa. 

Além disto, a cada 500 pontos acumulados o usuário recebe 10% em viagens UberX por três dias consecutivos ou o desconto de 20% em um pedido pela UberEats (categoria da empresa de delivery de comida).

Estes descontos após o acúmulo de 500 pontos é oferecido a todas as categorias abaixo, também.

Categoria Platina – 1.500 a 3.999 pontos

Esta categoria oferece, além dos motoristas VIP e atendimento prioritário, consistência de preço na rota mais usada, que não terá alterações de preços em dias de congestionamento ou chuvas, por exemplo.

Some-se a estas vantagens a prioridade em acesso em carros que prestam serviço à empresa em aeroportos, uma entrega grátis no Uber Eats a cada seis meses.

Categoria Diamante – A partir de 4.000 pontos

A maior categoria da pontuação oferece, além de todas as vantagens da categoria anterior, o direito a três entregas gratuitas no Uber Eats por semestre.

O usuário também poderá desfrutar de carros e categorias superiores sem custos adicionais, conforme escolha aleatória da própria empresa em viagens por ela selecionadas.

Participar do programa de fidelidade oferecido pela Uber aos passageiros fiéis é simples: basta que o usuário acesse o aplicativo e selecione a opção “Uber Rewards” na aba presente no lado esquerdo da tela.

A partir disto, deve-se aceitar os termos e condições de uso do serviços e passar a acumular pontos para desfrutar das premiações oferecidas pela empresa.

São quinze as cidades brasileiras que oferecem o programa, devendo o usuário se certificar previamente se sua localidade está abrangida por ele.

Embora o programa ainda não esteja sendo oferecido em todas as cidades brasileiras em que a empresa presta serviços, a Uber pretende unificar suas operações, implementando-o gradualmente no território nacional.

Posts recentes

  • App Uber

Uber lança patinetes elétricas

18/12/2019
  • App Uber

Uber aceita cartão de débito

03/12/2019
  • App Uber

Como ser cliente vip na Uber?

03/12/2019